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Mudança de Óleo e Filtros


Mudança de Óleo

A Importância do Motor Lubrificado

A função do óleo é lubrificar os componentes mecânicos do motor para preservá-los o máximo possível de desgaste por atrito, protegê-los da corrosão, mantê-los limpos e ajudar a manter a temperatura correcta do motor. À luz destas importantes funções, fica claro que a escolha deve estar de acordo com as recomendações do fabricante e deverá implementar o hábito de verificar o seu nível com frequência.

Além da ação lubrificante exercida sobre os componentes mecânicos, o óleo protege o motor contra impurezas, impedindo a agregação de pequenas partículas. O óleo está sujeito a altos níveis de stress, devido às altas temperaturas atingidas no interior do motor e às reações químicas que se desenvolvem durante a combustão.

Dicas & Conselhos

O óleo deve ser trocado regularmente, com base nas recomendações do fabricante do carro, de acordo com as instruções contidas no manual do carro. É útil adotar um lubrificante de qualidade, capaz de fazer com que o motor funcione na perfeição, evitando falhas desagradáveis e reparações dispendiosas.

Sempre que efetue uma troca do óleo do motor, deverá também trocar o filtro, responsável pela coleta das partículas originárias do processo de combustão. Os filtros, formados por uma série de membranas capazes de manter o óleo limpo, podem ser magnéticos, centrífugos, sedimentos e mecânicos. Este último é o tipo mais frequentemente encontrado em carros modernos. Se o veículo tiver pelo menos 10 anos, recomendamos a troca do filtro a cada 10.000 km.

Todas as revisões são realizadas segundo os padrões recomendados pelo construtor:

  • Mudanças de óleo (motor, direcção, travões).
  • Mudanças de filtros (motor, combustível, habitáculo, ar).
  • Líquido refrigeração.
  • Reposição de níveis.
Mudança de Óleo

Perguntas Frequentes

O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pela refinação do petróleo. Possuem mais impurezas na sua composição relativamente aos outros óleos.

O óleo semissintético é de base mineral que passa por vários processos de desenvolvimento. No entanto, após o acréscimo de aditivos, a quantidade de óleo mineral diminui, não podendo ser considerado um óleo sintético ou mineral pois a sua composição é a partir de ambos.

O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos.
A palavra “sintético” indica que houve manipulação para tornar o óleo mais aprimorado que os minerais e semissintéticos.
Esta gama de óleos é mais robusta, apresentando maior durabilidade e mais eficiência. Apresenta, normalmente, um melhor desempenho na lubrificação do motor.

Cada veículo necessita de uma viscosidade de óleo específica, de acordo com o tipo de motor, uso, quilometragem e temperatura ambiente. A letra “W” representa a palavra “Winter” (inverno em inglês). Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo aos 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento. A viscosidade do óleo ideal para seu veículo é referenciada no manual do veículo.

Todos os fabricantes automóveis estipulam um prazo para as mudanças de óleo de acordo com as especificações técnicas do veículo. 

Normalmente a revisão do carro deve ser feita anualmente, ou a cada 15.000 quilómetros, mas depende da periodicidade das revisões indicada no manual de cada veículo, e que está relacionada com a validade da mudança do óleo, filtros e outros componentes. Mesmo que deixe o carro parado durante muito tempo, deve respeitar esta data, porque a falta de uso também pode trazer complicações.

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